O que é Samba Rock?
top of page
  • Foto do escritorSilvio Nogueira

O que é Samba Rock?

Atualizado: 5 de abr.

Dança, música, movimento cultural, sentimento, o Samba Rock é tudo isso e muito mais.


Samba Rock é uma dança social típica paulistana, mas que ao longo do tempo foi ganhando outros significados, hoje podemos dizer que além de dança o Samba Rock também é um gênero musical e um movimento cultural autêntico das periferias da cidade de São Paulo.


Se fizermos uma viagem no tempo e seguirmos uma ordem cronológica, o Samba Rock surge primeiro nos anos 50 de forma espontânea como uma dança que se inspira ou mistura passo de dança do Rock and Roll americano com o jeito ou gingado brasileiro de se dançar Samba.


Nessa época não existia o gênero musical Samba Rock e sim uma forma característica de se dançar, tanto é que podemos dançar Samba Rock com os mais diferentes gêneros musicais, desde músicas instrumentais de orquestras até, Rock, Pop, Jazz, Soul, Swing e Samba, sendo assim podemos afirmar que o Samba Rock é antes de tudo um estilo de dança.


Para que você possa entender ainda melhor, vou deixar abaixo para você ouvir uma lista com os diferentes gêneros musicais, com todas essas músicas é possível se dançar Samba Rock.














No começo o Samba Rock que ainda nem era chamado de Samba Rock, era elitizado e dançado somente nos grandes bailes em São Paulo ao som de grupos, bandas ou orquestras e como nem todas as pessoas podiam pagar pelo valor do ingresso, surgia o que o veterano e pioneiro Dj Oswaldo Pereira (Seu Oswaldo) chama de baile mecânico (baile ou festa onde as músicas são executadas com discos de vinil e equipamentos eletrônicos substituindo grupos, bandas e orquestras) e todas as musicas que eram tocadas nos bailes pelos Djs e que as pessoas conseguiam dançar, automaticamente eram classificadas como Samba Rock.


Com esse novo formato de baile os organizadores não precisavam mais contratar bandas para realizarem as festas, o valor do ingresso diminuiu e mais pessoas de baixa renda, principalmente pessoas negras das periferias passaram a frequentar os bailes e as festa e ter acesso as musicas e a dança, assim rapidamente o Samba Rock se espalha pelas periferias e comunidades de São Paulo se tornando popular entre as pessoas e os frequentadores de bailes.


Chamado também de Sambalanço, Rock Samba ou Samba Swing, o Samba Rock gênero musical começa a ganhar destaque nacional na época da jovem guarda, no meio dos anos 60 e começo dos anos 70, por causa do carioca, musico, cantor e compositor Jorge Ben Jor, ao apresentar para o Brasil e para o mundo um forma diferente de se tocar violão com uma levada própria e um swing brasileiro único, o que se tornou a marca registrada do cantor.


Em 1963 Jorge Ben Jor lança seu álbum Samba Esquema Novo, entre os sucesso estão as músicas: Mas Que Nada, Balança Pema, Chove Chuva, Por Causa de Você Menina, nesse momento Jorge Ben Jor passa ser admirado não somente pelas pessoas, fãs, músicos a artistas de todas as partes do Brasil, mas também pelos frequentadores de bailes e festas em São Paulo, suas músicas se encaixavam perfeitamente na forma de se dançar Samba Rock e Jor Ben Jor passa naturalmente a ser um considerado pelos paulistanos a maior referência e um dos principais expoentes do gênero Samba Rock.


Artista: Jorge Ben Jor

Álbum: Samba Esquema Novo

Música: Mas Que Nada




Em 2016 o Samba Rock foi considerado patrimônio cultural e imaterial da cidade de São Paulo.


Reportagem JG São Paulo



O dia do Samba Rock é comemorado na cidade de São Paulo no dia 31 de Agosto, uma curiosidade é que a data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento do paraibano, cantor e compositor de forró e samba brasileiro Jackson do Pandeiro, que foi o responsável por popularizar a palavra "Samba Rock" ao pronuncia-la no refrão de um dos seus maiores sucessos a música Chiclete com Banana gravada em 1959, composição de Gordurinha e Almira Castilho.



Em março de 2019 foi lançando pelo paulistano professor de dança Silvio Nogueira o primeiro curso de Samba Rock em vídeo aulas online, hoje qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode ter acesso a cultura do Samba Rock e aprender a dançar em poucas semanas sem precisar sair de casa.


Samba Rock demonstração de dança, professores Silvio Nogueira e Sandra Farias (Sandrinha)


O Samba Rock é uma dança social que ainda não é considerada como sendo uma dança dos ritmos da dança de salão, apesar de ser uma dança de par ou casal, que foi sendo ensinada ao longo de décadas de pais para filhos, o que faz do Samba Rock uma dança muito mais que social, uma dança familiar.


O Samba Rock surge em São Paulo e tem um carioca como uma referência e um dos maiores expoentes do gênero musical.


A palavra Samba Rock surge na música do paraibano, forrozeiro, Jackson do Pandeiro e tem seu dia em homenagem a data do nascimento do cantor.


É esse caldeirão, é essa diversidade, essa mistura de significados, nomes, danças, músicas, artes, culturas, pessoas e sentimentos que fazem do Samba Rock um ritmo brasileiro maravilhoso de enorme riqueza cultural, um ritmo diferente, único, um ritmo que é a cara de cidade São Paulo.


Texto Autor: Silvio Nogueira.








2.785 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page