• Silvio Nogueira

Dia do Samba Rock 31 de Agosto

Atualizado: Abr 26

Mais que dança ou gênero musical, o Samba Rock é um movimento cultural autêntico das periferias da cidade de São Paulo.

Chamado de Sambalanço, Samba Swing, hoje o Samba Rock é comemorado na cidade de São Paulo no dia 31 de Agosto, uma curiosidade é que a data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento do paraibano, cantor e compositor de forró e samba brasileiro Jackson do Pandeiro, que foi o responsável por popularizar a palavra "Samba Rock" ao pronuncia-la no refrão de um dos seus maiores sucessos, a música Chiclete com Banana gravada em 1959, composição de Gordurinha e Almira Castilho, que é uma mistura do Samba brasileiro com a cultura nordestina, mais as influências do Rock, Pop, Rap, Bebop, Swing e Jazz americano.




Dança social típica Paulistana, surgiu da criatividade dos frequentadores de bailes que dançavam em casa em família no final dos ano cinquenta, mesclando os movimentos do Rockabilly com o gingado brasileiro de se dançar Samba, nasceu ao som dos primeiros DJs e depois das equipes de som.


Dançada por casais, alegre e contagiante, tem como principais características os giros e entrelaçados ou cruzadas de braços, popularmente conhecidos com nós (laços) do Samba Rock.


Como gênero musical podemos citar artistas e bandas como: Noriel Vilela, Branca de Neve, Trio Mocotó, Wilson Simonal, Bebeto, Jorge Ben Jor, Seu Jorge, Paula Lima, Wilson Simoninha, Clube do Balanço, Walmir Borges, Vitrola 70, Sandália de Prata, entre outros.




Em novembro de 2016 o Samba Rock se tornou patrimônio cultural imaterial da cidade.




Graças ao trabalho contínuo de artistas, Djs, cantores, músicos, dançarinos e professores de dança, o Samba Rock continua vivo, sendo passado de geração em geração e cada vez mais vem atraindo uma quantidade grande de novos adeptos.


E se aprender dançar Samba Rock era um problema pela distância, falta de tempo ou de grana, hoje graças a internet, é possível aprender a dançar Samba Rock até mesmo sem precisar sair de casa, o curso Aprenda Dançar Samba Rock Online, lançado em março de 2019, pelo professor de dança Silvio Nogueira, tem ajudado centenas de pessoas a realizar o sonho aprender a dançar em poucas semanas, com vídeo aulas online pelo computador ou celular.


Não existem mais fronteiras para o Samba Rock, agora qualquer pessoa pode ter acesso a essa cultura, e aprender a dançar de qualquer parte de São Paulo, do Brasil ou do mundo.








Conheça o curso Aprenda Dançar Samba Rock Online. clique no link para acessar o site e saiba mais.

https://www.sambarockonline.com.br/



495 visualizações